quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Como Fazer Crochê

Fazer crochê é divertido, e aprender a fazê-lo é fácil! Pegue sua agulha e linhas, e você está pronto para começar.

Segure a agulha de crochê
Experimente diferentes formas de segurar a agulha de crochê, até encontrar uma que seja confortável para você. Algumas seguram a agulha como um lápis, outros a seguram como uma faca, e alguns têm a sua própria forma. O importante é que você ter controle sobre a ponta da agulha e a sua mão estar confortável e relaxada.

Segure a linha
Segure a linha de modo que os pontos anteriores (ou a extremidade e o nó deslizante, se você está apenas iniciando o seu primeiro ponto) estejam entre o polegar e o dedo médio de sua mão esquerda. A linha do novelo passa por cima do primeiro dedo da sua mão esquerda, e em seguida por baixo dos outros dedos. Você vai formar os pontos utilizando a porção da linha que fica entre o polegar e o primeiro dedo, e você pode ajustar a tensão da linha movendo o seu primeiro dedo para cima e para baixo. A tensão na linha mantém os pontos lisos e regulares..

Fazendo os pontos

    Para começar a fazer crochê, amarre a linha no gancho da agulha com um nó deslizante. Depois que o nó estiver formado, puxe-o suavemente contra o gancho.
    Segure o nó deslizante e a extremidade da linha, conforme descrito anteriormente. Deslize o gancho para a frente, peque a linha ligeiramente esticada entre o polegar e o primeiro dedo da mão esquerda com o gancho, torça um pouco o gancho de modo que a linha se enrole ao redor o gancho, e puxe suavemente o gancho de volta através da malha original. Você fez um ponto de corrente! O novo ponto está no gancho, e os pontos anteriores (neste caso, o nó deslizante com que você começou) está pendendo solto abaixo do novo ponto. A correntinha é o ponto básico dá início a todos os padrões de crochê. É abreviada como corr. nas receitas. O movimento de torção que você fez para enrolar a linha em volta do gancho é chamado de laçada. É abreviada como laç. nas receitas.
    Quando você fez o primeiro ponto, terminou com um novo ponto no gancho da agulha. Repita o processo para formar uma corrente.

Mantenha o movimento regular e a tensão na linha uniforme, para que os pontos saiam lisos e uniformes. Esta é a correntinha básica usada para começar a maioria das receitas. Instruções impressas dirão a você quantos pontos fazer na corrente.
    Depois de ter feito a correntinha básica, você pode começar a criar peças com o ponto de crochê simples. Faça a corrente básica.

No final, faça mais um ponto na corrente. Segura a corrente na mão esquerda com a frente (lado liso) voltada para você. Empurre o gancho através do segundo ponto antes do final da corrente (o último ponto na corrente básica original). Passe a linha sobre o gancho da mesma maneira que quando você fez o ponto de corrente. Puxe o gancho de volta através da corrente, trazendo a linha junto. Dê mais uma laçada. Puxe o gancho e a linha de volta através das duas voltas da linha que já estão no gancho. Ap final, você terá uma volta da linha no gancho. Você acabou de completar um ponto simples de crochê. Para fazer o próximo ponto, empurre o gancho através da próxima corrente e siga o mesmo procedimento. Você pode voltar ao longo de toda a linha, fazendo um ponto de crochê simples em cada ponto da corrente básica. Ao final você terá mais uma linha inteira de pontos simples de crochê.
    A segunda linha é trabalhada na direção contrária. Para voltar, primeiro faça um ponto de corrente no final da linha que você recém terminou. Este ponto por vezes é chamado de ponto de retorno. Vire o trabalho de modo que a linha fique na sua mão esquerda e o gancho esteja na extremidade direita. Quando você contar o número de pontos em uma linha, o ponto de retorno não é contado junto.

Quando você olhar para a linha concluída, verá que  borda superior da linha de pontos simples de crochê parecem com pontos de corrente. Passe o gancho por baixo dos dois pedaços de linha que formam a corrente no alto do primeiro ponto simples de crochê, dê uma laçada, e puxe o gancho de volta pelo mesmo caminho. Haverá duas laçadas no gancho. Dê mais uma laçada e puxe o gancho de volta através das duas laçadas, deixando somente uma volta de linha no gancho. Você recém completou um ponto simples de crochê na segunda linha.
    Continue trabalhando ao longo da linha. Agora você está fazendo um retalho de crochê!  Lembre-se de fazer um ponto extra no fim de cada linha, antes de virar a peça e trabalhar na outra direção.

Você pode fazer um cachecol, um chapéu, ou um sapatinho de bebê usando apenas estes pontos. Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário