segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Usando a Máquina de Costura

Aprender a usar uma máquina de costura pode parecer atemorizante, mas a chave é decompor sta aprendizagem em passos pequenos e simples. Essas instruções podem variar um pouco, dependendo de sua máquina, por isso, se você tiver dúvidas que não são respondidas aqui, verifique o manual da sua máquina de costura. Se você não tiver o manual, vá a site do fabricante para encomendar um. O site Sew E.U.A. (endereço nos EUA) também tem uma grande seleção de manuais de instrução.

    O primeiro passo para usar adequadamente a sua máquina de costura é compreender como ela funciona. A maioria das máquinas de costura forma pontos entrelaçados, com um carretel de linha principal formando a parte superior dos pontos, e a bobina formando a parte inferior. A agulha, que tem um furo na extremidade aguda, em vez de uma extremidade arredondada como uma agulha de costura

manual, empurra o fio através do tecido, onde é capturado pela bobina.  O próximo passo no processo para aprender a usar  sua máquina de costura é a compreensão de suas partes. Embora cada máquina de costura seja ligeiramente diferente, a maioria delas tem as seguintes características:

            Pinos para carrtéis. Estes são pequenos pinos no alto da sua máquina de costura, geralmente perto da margem direita. Eles sustentam os carretéis de linha principais. Haverá pelo menos um, mas talvez dois, para manter um carretel de linha sobressalente.
            Guia para linha.Esta é uma pequena ranhura na parte superior da máquina, no lado esquerdo. Tal como o nome sugere, a linha principál passa por esta ranhura depois de sair do carretel.
            Regulador de tensão. À esquerda do fio guia, você verá o regulador de tensão. Para formar pontos uniformes e planos, a tensão entre o fio e a bobina do fio precisa ser igual. Se a tensão é muito apertada, os pontoficam franzidos. Se é muito frouxa, os pontos serão fracos e não manterão as suas peças de tecido juntas..
            Alavanca de regulagem da linha.Quando a máquina está de frente para você, você verá uma fenda longa e vertical percorrendo a frente da máquina com uma alavanca saliente. Esta é alavanca de regulagem (que se projeta para fora da fenda vertical), por onde passa o fio superior indo para a agulha.
            Braçadeira da agulha. Logo abaixo da alavanca de regulagem está uma pequena braçadeira, que segura a agulha no lugar.
            Calcador. Abaixo da agulha está o calcador. Você pode baixar o calcador para manter o seu tecido no lugar enquanto ele passa pela máquina.
            Carretel enrolador. Próximo aos pinos para carretéis, você verá um outro pino curto. Isto é onde você vai colocar uma bobina quando estiver enrolando fio nesta. Uma bobina é um carretel que tem apenas cerca de 2,5 cm de altura, geralmente feita de metal prateado.
            Chapa de ponto.Esta é uma chapa prateada que cobre a área sob o calcador. Possui uma área aberta no centro, através da qual passa a agulha para pegar o fio da bobina. Existem vários tipos de chapas de ponto, dependendo de que tipo de pontos que você mais usa.
            Caixa da bobina. A frente da área sob a chapa de ponto abre com um “clique”, permitindo o acesso à bobina, que repousa no interior.
            Volante.Esta é uma roda ou manivela encontrado na extremidade direita da máquina. Ele permite elevar e baixar a agulha à mão, de modo que você pode posicionar corretamente quando começa a costurar.
            Pedal para controle de velocidade. Este pedal é o que você irá utilizar para iniciar e parar a máquina. Para começar a costurar, faça pressão no pedal. Para parar, solte a pressão sobre o pedal.
            Outras características.Sua máquina terá também formas para selecionar o comprimento do ponto, largura e tipo do ponto.

Dependendo de sua máquina, estas podem ser alavancas manuais, ou podem ser acessadas através de uma tela computadorizada.

    Agora que você está familiarizado com a sua máquina de costura, é hora de usá-la! É melhor começar com alguns retalhos médios de tecido para praticar os pontos antes de tentar um projeto de verdade. Passe a ferro seu tecido de modo que ele esteja livre de rugas.

Isto ajuda a impedir que ele pegue na agulha.
    Siga as orientações do seu manual de instruções para colocar linha em sua máquina.
    Coloque dois retalhos de tecido um sobre o outro, o lado direito de ambos junto, com as bordas alinhadas. Se você estiver costurando uma peça de verdade, vai querer ter certeza de que as bordas dos tecidos estão se movendo na mesma direção. Isso assegura que vai passar sempre a mesma quantidade de tecido sob a agulha, a cada seção.
    Use o volante para levantar a agulha, posicionar o seu tecido exatamente em frente à agulha, em seguida use o volante para baixar a agulha até quase tocar no tecido.
    Baixe o calcador para segurar os pedaços de tecido no lugar.
    Pressione pedal de velocidade. A agulha em sua máquina de costura vai começar a se mover para cima e para baixo. Coloque uma mão em cada lado dos retalhos de tecido para ajudar a conduzi-los sob a agulha. Para a maioria dos trabalhos, você vai querer usar um ponto de 0,6cm. A distância da agulha até a borda do calcador é exatamente 0,6cm, então tente manter o tecido alinhado com o calcador.
    Costure até um pouco além da borda dos retalhos, em seguida solte a pressão sobre o pedal de controle. Isto evita que os pontos se desmanchem muito facilmente.
    Se a sua máquina não forma pontos entrelaçados quando o pedal de controle é pressionado, é porque o fio foi passado incorretamente. Utilize o seu manual de instruções e verifique se o fio está seguindo exatamente o caminho correto, e que a bobina está girando na direção certa.
    Se a sua máquina formas pontos, mas eles se amontoam embaixo da chapa de ponto, a tensão está muito apertada. Ajuste a tensão e tente novamente.

Depois que você se sentir confortável com a sua máquina e puder manter um ponto de 0,6 cm, teste sua habilidade em um trabalho verdadeiro de costura. Pequenos projetos com cantos quadrados e pontos em linha reta, fáceis, são os melhores para um iniciante, como por exemplo travesseiros e fronhas. Com um pouco de prática, você será capaz de fazer qualquer coisa que seu coração desejar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário